Cursos

[Noticias][grids]

O que é a tecla “Fn” ou “Função” em um teclado?



Ficou confuso com o fato de “ Fn ” chave no seu teclado? “ Fn ” na verdade, é a abreviação de “ function, ” e permite que você acesse uma variedade de funções alternativas para as outras teclas do teclado. Hoje, descobriremos como usá-lo.

O que é a chave Fn?

A tecla Fn foi criada originalmente devido à falta de espaço nos teclados anteriores. Em vez de adicionar mais chaves, eles receberam várias funções.

Como exemplo de um de seus usos, a tecla Fn em alguns laptops permite ajustar o brilho da tela ao pressioná-la em conjunto com outra tecla. Pense nisso como um botão semelhante à tecla shift. Dependendo do seu dispositivo, o Fn também pode permitir que você:

  •  Aumente e diminua o volume.
  •  Silencie seu laptop &’ s alto-falante interno.
  •  Aumente ou diminua o brilho ou contraste do monitor.
  •  Ative o modo de espera.
  •  Hibernar seu laptop.
  •  Ejetar um CD / DVD.
  •  Bloquear o teclado.

A chave é usada de maneira diferente dependendo do sistema operacional, mas Mac, Windows e até mesmo Chromebooks têm alguma versão da chave Fn.

RELACIONADO: 47 atalhos de teclado que funcionam em todos os navegadores da web

Onde está a tecla Fn no meu teclado?

Isso depende. Em laptops Apple e PC, a tecla Fn geralmente está no canto inferior esquerdo do teclado, ao lado da tecla Ctrl.

Publicidade

Chromebooks, por outro lado, podem nem ter um. Alguns sim, e está localizado perto da barra de espaço.

Em laptops Macbook, você quase sempre encontrará a tecla Fn na linha inferior do teclado. Os teclados Apple de tamanho normal podem tê-lo ao lado de “ excluir ” chave. Em teclados mágicos da Apple sem fio, a tecla está localizada no canto inferior esquerdo.

Se o seu computador não tem uma tecla Fn, então o seu teclado provavelmente não tem nenhuma dessas funções alternativas. Você pode querer atualizar para um teclado que permita usá-los.

RELACIONADO: Os 10 melhores teclados sem fio

Como funciona a tecla Fn?

A forma como a tecla Fn é usada varia de acordo com o sistema operacional que você está usando. É usado de forma semelhante a outras teclas modificadoras, como “ shift, ” frequentemente em conjunto com as teclas F1-F12 (função) na parte superior do teclado.

As funções geralmente são designadas pelos mesmos símbolos, mesmo entre sistemas operacionais. Um símbolo do sol, por exemplo, geralmente é usado para denotar o brilho da tela. A meia-lua geralmente indica colocar o computador para hibernar. E assim por diante.

 

 Observação: a tecla Fn nem sempre funciona da mesma forma com periféricos e com o computador principal. Por exemplo, Fn e a tecla de brilho podem não ajustar o brilho em um monitor externo. 

Windows

Em um PC com Windows, as funções especiais de F1-F12 são acessadas mantendo pressionada a tecla Fn e, a seguir, pressionando uma das teclas de função. Isso pode incluir silenciar o som ou ajustar o brilho da tela.

Portanto, para usar a tecla Fn em um PC:

  •  Mantenha pressionada a tecla Fn.
  •  Simultaneamente, pressione qualquer tecla de função que você precisa usar.

Publicidade

Alguns teclados terão uma tecla Fn que acende quando ativada. Se você tiver um teclado como este, verifique se a luz está acesa (se a tecla foi habilitada) antes de pressionar a tecla de função secundária.

Mac

Em um computador Mac, as teclas F1-F12 executam essas funções especiais por padrão. F11 e F12, por exemplo, aumentam ou diminuem o volume do computador sem que você precise pressionar a tecla Fn primeiro. Pressionar a tecla Fn e, em seguida, uma das teclas F1-F12 resultará em uma ação secundária específica para qualquer aplicativo que você estiver usando no momento.

Algumas teclas Fn serão codificadas por cores para corresponder a certas funções. Nesses teclados, você verá “ fn ” em duas cores diferentes na tecla Fn. Esses teclados terão dois conjuntos de funções secundárias, também codificadas por cores. Se sua chave Fn tivesse “ fn ” impresso em vermelho e azul, por exemplo, pressionar Fn e uma tecla vermelha seria uma função diferente de Fn e uma tecla azul.

RELACIONADOComo usar a linha superior do teclado do Mac como teclas de função regulares

A maioria dos computadores permite que você personalize as teclas de função até certo ponto. Em um Macbook, você pode escolher se as teclas F1-F12 usam suas teclas especiais por padrão ou não. Alguns teclados oferecem a opção de desativar a tecla Fn usando o “ bloqueio fn. “