Cursos

[Noticias][grids]

Quão anônimo é o Bitcoin?




 A criptomoeda, e especialmente o Bitcoin, tem a reputação de ser uma forma de pagamento completamente anônima, livre de rastreamento e interferência. No entanto, se você olhar um pouco mais de perto, verá que essas moedas digitais revelam muito mais informações sobre você do que você imagina.

Anônimo x pseudônimo

O principal problema com o Bitcoin é com sua carteira, onde seu Bitcoin é armazenado. As carteiras de criptomoedas geralmente são pseudônimas, e não anônimas. Anonimato significa ser “ sem nome ” — vem da palavra grega para “ sem nome ” — mas, em vez disso, sua carteira fornece um nome falso, um pseudônimo. Em vez de “ Mark Twain, ” você obtém alguns números e letras embaralhados, mas a ideia é a mesma.

Apesar do próprio Projeto Bitcoin divulgar essas informações em seu site, muitas pessoas interpretaram a natureza embaralhada dos endereços de suas carteiras como um sinal de que os pagamentos não podem ser rastreados. Afinal, esse é o ponto por trás de usar um nome falso. Mas o endereço da sua carteira Bitcoin pode ser rastreado, e de forma bastante simples: ele está lá, na forma como o sistema está configurado.

Blockchain e anonimato

O Bitcoin funciona em um blockchain, que para nossos propósitos é uma lista de quando o Bitcoin surgiu, onde foi usado e por quem. (Na verdade, é um pouco mais complicado do que isso. Leia nosso artigo sobre como o blockchain funciona para todos os detalhes.)

RELACIONADOO que é "Blockchain"?

Esta lista, também chamada de razão, é pública. Qualquer pessoa pode ver qual carteira gastou qual Bitcoin e onde. Embora a pessoa que gastou o dinheiro esteja escondida atrás de um monte de números e letras embaralhados (um exemplo é “ vBMSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaN, ” embora aquele &’ seja falso.), Sua atividade é n &’ t.

Publicidade

Por exemplo, sabendo que seu amigo John gastou dinheiro em um serviço específico — uma VPN, digamos &’ digamos — em um determinado dia, você poderia ir ao livro razão e ver qual endereço de Bitcoin gastou dinheiro naquela VPN então. Mesmo que a pesquisa mostre mais de um ou dois endereços, você pode verificar onde mais o dinheiro foi gasto. Se um dos endereços que você encontrou fez uma doação da Wikipedia como John faz regularmente, você tem um segundo ponto de dados.

Como acontece com as impressões digitais do navegador, não é um ponto de dados específico que denuncia você. É a imagem completa. Com a tecnologia de hoje, é fácil juntar todos esses pedacinhos também, tornando contas pseudônimas quase inúteis quando se trata de proteger sua identidade.

Trocas e prova de identidade

Porém, há outro problema: gastar é uma coisa, mas comprar Bitcoin também não é anônimo. As trocas, onde você troca sua moeda apoiada pelo governo por criptomoeda, exigem algum tipo de prova de identidade, seja um passaporte, uma carteira de motorista ou um documento de identidade emitido pelo governo. Assim como os bancos normais, para operar, as bolsas precisam implementar protocolos de conhecer seu cliente (KYC).

Isso significa pedir sua identificação (como aqui, no site de troca popular da Coinbase) e talvez até mesmo um comprovante de renda e similares. Assim como os bancos, eles fazem isso porque precisam: Governos em todo o mundo estão reprimindo a lavagem de dinheiro, não importa o método.

Como o livro-razão é público, as autoridades podem ver quem comprou quanto e quando, simplesmente solicitando a troca de suas informações. Se você acha que uma identidade falsa pode ajudar, você também terá uma surpresa desagradável: você também pode ser identificado por meio da conta bancária que usou. Este artigo da Science oferece muito mais detalhes sobre como as autoridades garantem que os criminosos não possam se esconder atrás do Bitcoin.

Criptomoeda anônima

Existem maneiras de contornar essas salvaguardas, é claro, mas muitas vezes são muito técnicas ou simplesmente caras — como configurar um protocolo especial para ocultar a origem da sua transferência ou conseguir um intermediário que (por uma taxa) comprará o Bitcoin para você. Com a cobertura das origens da compra, você precisará percorrer regularmente as diferentes carteiras. Isso deve ser o suficiente para cobrir seus rastros, pelo menos parcialmente.

Publicidade

Outra opção para obter Bitcoin anonimamente é simplesmente extraí-lo você mesmo, mas isso pode não ser lucrativo, dependendo do preço da eletricidade em seu país: na Venezuela, é uma ótima ideia, enquanto na Austrália, é muito não é.

Uma última opção é simplesmente comprar Bitcoin com dinheiro usando um caixa eletrônico Bitcoin: Assim como discutimos em nosso artigo sobre como se inscrever em VPNs anonimamente, o dinheiro realmente ainda é o rei quando se trata de manter sua identidade segura. No entanto, esses caixas eletrônicos não são gratuitos: eles cobram algumas comissões pesadas, 7,5% em média, de acordo com uma fonte. Esses caixas eletrônicos também exigem que você os visite com um grande maço de dinheiro no bolso — o sonho de um assaltante — para que isso também seja algo para se manter em mente.

Olá Grupo

Alternativas anônimas para Bitcoin

Dito isso, existem opções além do Bitcoin que você pode usar se quiser fazer pagamentos online anônimos. Monero parece ser o mais popular (outros exemplos incluem Zcash e Dash), mas todos eles usam algum tipo de tecnologia para de alguma forma ofuscar o endereço da carteira, tornando as moedas muito mais difíceis de rastrear.

Muito parecido com o Bitcoin, no entanto, duvidamos que eles permanecerão indetectáveis. Parece que o dinheiro é muito importante para correr sem regulamentação, por isso prevemos que, eventualmente, essas moedas ainda anônimas se tornarão rastreáveis ​​e as pessoas que buscam privacidade — por qualquer motivo — terão que se mudar para outro lugar.