Cursos

[Noticias][grids]

Problemas de Internet? Veja como saber se é uma falha do seu ISP





 Ninguém gosta do tempo de inatividade da Internet. Isso pode fazer você se sentir completamente incapacitado em sua capacidade de trabalhar ou se comunicar, controlar sua casa ou monitorar seu sistema de segurança. Mas, nessas situações, como saber de quem é a culpa?

Se não é você, é eles

À medida que as configurações de trabalho remoto e casa inteligente se tornam mais prevalentes, nossa tolerância para falhas de conexão está diminuindo rapidamente. A perda de conexão é uma ocorrência intermitente comum, mas o que você faz quando o problema se torna incessante e incontrolável? Se seus problemas se tornarem persistentes, é possível que a raiz do problema não tenha nada a ver com seu equipamento ou configurações, mas sim devido a um problema do lado de seu Provedor de Serviços de Internet (ISP) e pode exigir um técnico de linha especial para intervir.

Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer.

As consultas com o técnico residencial quase nunca ocorrem no dia em que você liga para fazer uma reclamação. Na verdade, as chances são de que as marcações sejam marcadas em até um mês, e conseguir que um técnico de linha apareça é particularmente complicado. Os técnicos de linha são diferentes dos técnicos domésticos que normalmente atendem chamadas domiciliares. Os técnicos de linha tratam de problemas decorrentes da conexão principal com a linha de cabo fora de sua casa.

Nas cidades, essas conexões principais ou “ cai ” geralmente terminam perto de linhas de alta tensão e transformadores, para não mencionar os emaranhados aparentemente intermináveis ​​de cabos, linhas e fios. A altura, o perigo e a complexidade da manutenção de linha significam que os técnicos de linha exigem licença especial e são muito caros. Seu ISP não ficará muito interessado em enviar grandes armas para qualquer problema antigo de Internet.

RELACIONADO: Como encontrar o ISP mais rápido da sua área

Excluindo problemas do lado do usuário

Antes de começar a buscar um reparo de linha, é importante que você adote uma abordagem calculada para garantir que o problema seja, de fato, um problema que precisa ser tratado por seu provedor e não algo de sua parte. Os agentes de suporte ao cliente ISP e técnicos domésticos tentarão dizer quase tudo para evitar assumir a culpa se você não estiver preparado com uma lista exaustiva de etapas de solução de problemas do lado do usuário que você já verificou. Começaremos da estaca zero.

Publicidade

Você pode ter tentado vários ou todos eles, mas a lista de verificação a seguir garantirá que você &’ examinou seus problemas de todos os ângulos antes de abordar a tarefa de obter o lançamento de um técnico de linha. Documente suas descobertas à medida que avança nesta lista.

Verifique a conectividade em outro dispositivo

Se você estiver tendo um problema de conexão, tente conectar e testar sua conexão em outro dispositivo do mesmo tipo. Para obter resultados ajustados, use o SpeedTest. net para obter uma medida das velocidades de download e upload.

Experimente reinicializar o dispositivo com problema

Você poderá saber rapidamente se toda a rede está desligada, mas se o problema estiver isolado em um dispositivo, desligue-o completamente, desconecte-o da alimentação e remova as baterias, se possível. Aguarde pelo menos 30 segundos e ligue o dispositivo novamente. Se o problema persistir, vá para a próxima etapa.

Desligue e ligue seu roteador

Desconecte o roteador da alimentação, espere pelo menos 30 segundos e ligue-o novamente. Se isso não resolver o problema, vá para a próxima etapa.

 Observação: se você tiver qualquer dispositivo local de compartilhamento de arquivos ou armazenamento em rede, ainda poderá usá-los normalmente, mesmo que não haja conexão com o mundo exterior. Se esses protocolos funcionarem bem, isso indica um problema com o cabeamento, o modem ou a conexão da linha principal. 

Desligue e ligue seu modem

Siga a mesma rotina de desligar e ligar o roteador. Desconecte por 30 segundos e ligue novamente.

 Observação: se você alugar seu equipamento de seu ISP, seu modem e roteador provavelmente serão combinados em um dispositivo. 

Verifique as luzes do modem

Seu modem provavelmente terá pelo menos quatro luzes na frente que piscam durante o processo de inicialização. Essas luzes indicam o status de quatro parâmetros importantes: Energia, Downlink, Uplink e conexão com a Internet. Eles indicam o sucesso iluminando-se de forma sólida. Se uma dessas luzes não acender continuamente e continuar piscando, isso pode indicar a fonte do seu sinal de entrada.

Kipp Burroughs

  •  Alimentação: indica que o modem está conectado à alimentação e ligado.
  •  Downlink: esta luz é normalmente simbolizada como uma seta apontando para baixo e indica que o modem estabeleceu uma conexão com um canal a jusante. Este (s) canal (is) trazem dados da Internet para sua casa / empresa.
  •  Uplink: Esta luz é normalmente uma seta apontando para cima e indica tentativa / sucesso de conexão com um canal upstream. Isso carrega dados de sua casa / empresa para a web.
  •  Internet: essa luz é normalmente estilizada como um globo e indica que a Internet está disponível. Esta luz não ficará sólida se houver uma falha em qualquer uma das três confirmações de luz anteriores.

Diagnostique a qualidade do sinal do seu cabo

Se as etapas anteriores não resultaram em melhorias, você pode avaliar a qualidade da conexão do cabo por meio da interface gráfica do usuário (GUI) do modem. Essa interface é acessada usando um navegador da web normal. É aqui que você pode encontrar informações sobre a qualidade do sinal e os níveis de potência.

Publicidade

Se você tiver um dispositivo com uma porta Ethernet, use-a para se conectar diretamente a uma das portas disponíveis no seu modem. Se você não tiver um dispositivo compatível com ethernet, tente usar sua conexão WiFi. As instruções a seguir são para um modem independente. Se estiver usando uma combinação de roteador / modem alugado de seu ISP, você pode ser redirecionado para uma página da web solicitando que você insira as informações de login da sua conta.

 Nota: Dependendo da configuração da sua rede, pode não ser possível acessar a GUI do modem via WiFi. Entre em contato com seu ISP para obter mais informações. 

Agora abra qualquer navegador da web. Digite o endereço IP do seu modem na barra de endereços. Esse endereço varia entre os fabricantes, mas os endereços mais comuns são 192.168.100.1 e 192.168.0.1. Depois de inserir o IP correto, você será saudado com uma página da web exibindo o logotipo do fabricante do seu modem. Use a página para navegar até a página de status. Uma vez lá, você pode analisar seus níveis de poder.

Kipp Burroughs

Os níveis de energia ideais podem variar de acordo com as especificações DOCSIS do seu roteador. No entanto, o modem usado para este exemplo é o Arris Surfboard 8200. É um dos modems mais populares do mundo e seu firmware é usado na maioria dos combos de modem / roteador alugados por ISP. Portanto, é provável que esses valores-alvo se apliquem a você

  •  Os níveis de potência downstream devem estar entre -7 a +7 dBmV.
  •  Os níveis de potência upstream devem estar entre 38-48 dBmV.

Interpretando suas leituras de nível

Quaisquer níveis de energia fora das faixas acima devem ser observados, especialmente valores de energia upstream excessivos. Ao contrário do que o instinto pode dizer, valores altos de potência upstream indicam níveis de potência baixos. Uma vez que o valor da energia upstream passe de 48 dBmV, isso significa que o modem está tendo que trabalhar mais para produzir energia upstream adequada. Assim que este valor atingir 53 dBmV, o modem irá desligar e ligar automaticamente e tentar a conexão novamente. Isso geralmente resulta em um loop de inicialização que deixa o modem incapaz de se conectar por horas ou até dias.

Esta é a causa mais comum de falhas repetidas de conexão do modem devido a problemas de energia.

Para saber mais, verifique como ler o diagnóstico do modem.

E agora?

Independentemente de sua investigação de nível de poder ter gerado alguma descoberta significativa ou não, você ainda vai querer avaliar seu ambiente para procurar por alguma correção de última hora. Primeiro, verifique se há interrupções. Visite o Twitter do seu ISP e verifique se há postagens relacionadas a interrupções de serviço ou manutenção do sistema.

Publicidade

Se isso não resultar em nada, sites como o Downdetector podem fornecer mais informações. Esses sites são comunidades online onde os usuários do serviço podem relatar interrupções. Se seus problemas estiverem relacionados a uma interrupção local maior, talvez seja necessário aguardar. Se não houver uma interrupção maior, continue verificando o modem e o ambiente de cabeamento.

Eliminar problemas de superaquecimento

Seu modem deve ser colocado em um local fresco e seco, com acesso ao ar livre. Como qualquer dispositivo eletrônico, seu modem pode estar sujeito a superaquecimento se colocado em um carpete ou em espaços pequenos e fechados. Certifique-se de que o seu modem não seja colocado diretamente no sol.

Interferência de sinal ambiental

O modem e o cabo que fornece a banda larga devem ser posicionados a uma distância segura de qualquer fonte possível de interferência de rádio. Isso inclui microondas, condicionadores de ar, geladeiras e outros aparelhos grandes. Observe se sua conexão parece ser afetada ao usar um determinado aparelho.

Inspecione o trecho do cabo

Kipp Burroughs

Por último, você desejará rastrear e inspecionar a colocação e a qualidade física da própria linha de cabo. Isso pode não ser possível se o seu cabeamento estiver escondido nas paredes. No entanto, se o cabo corre ao longo do lado de fora do prédio como o meu, rastreie todo o seu comprimento o máximo que puder com segurança.

Fique atento a coisas que possam indicar um cabo danificado. Deformidades físicas como isolamento rachado, marcas de mastigação de animais ou curvas acentuadas podem ser a fonte de seus problemas de Internet. Nesse caso, você provavelmente precisará de um novo lance de cabo.

Publicidade

Os pontos de conexão devem estar secos e sem corrosão. Junto com as deformidades físicas, fique atento para quaisquer divisores desnecessários ao longo do cabo. Divisores são pequenos dispositivos de metal usados ​​para criar duas saídas de cabo a partir de uma entrada. Eles são comumente usados ​​para fornecer TV a cabo para várias televisões em casa. Sua utilidade está diminuindo à medida que o mundo avança em direção a mais acesso ao entretenimento baseado na Internet.

Embora os divisores sejam bons para multiplicar o sinal de televisão de entrada, eles podem produzir um sinal de banda larga instável. Remova quaisquer divisores de seu lance de cabo, se possível. Para fazer isso, simplesmente desparafuse os conectores como faria em um modem ou televisão a cabo. Você ficará com dois conectores coaxiais machos. Para uni-los, esteja preparado com um acoplador coaxial.

Prepare sua lista de descobertas e exija uma inspeção de linha

Com esta lista de verificação pronta, você está equipado com algum conhecimento e terminologia para forçar seu ISP a tomar medidas adicionais para retificar seus problemas de conectividade e compensá-lo pelo tempo de inatividade anterior. Isso pode ser um esforço longo e difícil. Seja persistente e boa sorte!