Cursos

[Noticias][grids]

Por que os smartphones carregam muito mais devagar quando a bateria está quase cheia?

 

Você já percebeu como seu smartphone parece carregar relativamente rápido até chegar a cerca de 80% da carga? Chegar a 100% leva muito mais tempo, e isso se deve à maneira como as baterias de lítio são tratadas pelo seu dispositivo.

Três estágios de carregamento da bateria de lítio

As baterias de lítio têm três estágios de carregamento, cada um projetado para proteger a bateria em seus estados mais vulneráveis. São eles:

  •  Pré-carregamento de corrente constante, também conhecido como “ carregamento lento ”
  •  Modo de regulação de corrente constante
  •  Modo de regulação de tensão constante

Pré-carga

O primeiro estágio se aplica quando a bateria está vazia ou a tensão da célula está abaixo de 3,0 V. A célula deve ser reativada lentamente para se proteger contra problemas causados ​​por deixar a bateria por longos períodos em um estado descarregado.

A camada passivadora da bateria, um escudo protetor que se forma como parte de uma reação química normal, pode precisar se recuperar e o carregamento lento de baixa tensão permite que isso aconteça.

Esta fase de pré-carga normalmente ocorre em cerca de 10% da velocidade máxima de carregamento. Isso explica a demora em ligar um smartphone completamente descarregado. Por exemplo, um iPhone descarregado geralmente exibe um símbolo de bateria esgotada por alguns minutos antes de ter a voltagem necessária para inicializar corretamente.

Publicidade

Durante o estágio de pré-carga, a corrente é mantida constante (mas a uma taxa mais baixa do que no próximo estágio de carga) enquanto a tensão aumenta gradualmente.

Carregamento de corrente constante

Quando a bateria atingir 3,0 V, seu telefone começará a carregar gradualmente muito mais rápido. Neste estágio de carregamento, a corrente é ajustada para uma taxa alta constante, enquanto a voltagem aumenta com o tempo. É quando o dispositivo carrega com mais rapidez e quando qualquer modo de carregamento rápido disponível é usado.

Este estágio carrega a bateria até cerca de 80% da capacidade em tão pouco tempo quanto a célula permite com segurança.

Carregamento de tensão constante

Quando a bateria atinge cerca de 80%, o carregamento muda para o modo de regulação de tensão constante. Nesse ponto, a tensão é mantida constante para manter a bateria na carga máxima, enquanto a corrente é reduzida lentamente. Isso evita sobrecarga, evitando danos à bateria. Isso também significa que o carregamento fica mais lento à medida que o nível de carga se aproxima de 100%.

A corrente continuará caindo até que a bateria esteja quase totalmente carregada. Nesse ponto, o carregamento será interrompido totalmente. Neste ponto, o ideal é remover seu smartphone do carregador.

Se você deixar o telefone conectado, a bateria irá descarregar um pouco até atingir cerca de 3,9 a 4 V, momento em que uma carga complementar é aplicada. O dispositivo continuará descarregando e completando enquanto você o deixar conectado ao carregador.

Como isso afeta o carregamento rápido?

Você deve ter notado que alguns fabricantes de smartphones anunciam um carregamento rápido que pode carregar seu dispositivo até “ 50% ” ou “ 80% ” dentro de um curto período. Isso ocorre porque o carregamento rápido é condicional. Se o nível da bateria já estiver alto, é improvável que o carregamento rápido ofereça muitas melhorias.

Apple

Publicidade

O carregamento rápido só pode ser usado durante o período de regulação atual constante de carregamento. Depois de atingir o modo de regulação de tensão constante ou uma capacidade da bateria de cerca de 80% ou mais, medidas de segurança são tomadas para proteger a célula contra danos.

Sobrecarregar a bateria é uma má ideia. Na melhor das hipóteses, pode causar danos que afetam a capacidade da bateria de manter a carga, mas na pior, fará com que a bateria fique cada vez mais quente, o que pode resultar em danos físicos. Felizmente, os smartphones modernos gerenciam o processo de cobrança para você evitar que isso aconteça.

RELACIONADO: Por que as baterias de íon-lítio explodem?

Como os smartphones protegem ainda mais sua bateria

As células de lítio não são &’ suscetíveis à temida “ memória ” efeito causado pelas baterias recarregáveis ​​mais antigas, onde elas “ esquecem ” sua capacidade de carga, a menos que fossem totalmente descarregados primeiro. As baterias de lítio não são infalíveis e perdem capacidade com o tempo, a cada ciclo de carga.

Um ciclo de carga não vai apenas de 0% a 100%, mas representa o desgaste cumulativo da bateria. Por exemplo, carregar de 50% a 100% dois dias consecutivos usa um ciclo de carga completo. Alguns fabricantes de smartphones tomaram medidas para evitar o envelhecimento prematuro da bateria com um recurso chamado carregamento otimizado.

O carregamento otimizado funciona carregando seu dispositivo até 80% e esperando. Ao aprender seus hábitos e sua rotina, o dispositivo irá cronometrar o estágio final de carregamento para coincidir quando é mais provável que você remova o carregador, por exemplo, ao acordar de manhã.

Publicidade

O iOS 13 aplicou esse recurso retroativamente a todos os iPhones, e o OnePlus introduziu um recurso semelhante em janeiro de 2020.

Como manter sua bateria com boa saúde

Existem algumas dicas que você pode seguir para manter sua bateria em boas condições, sendo a primeira, não a descarregue totalmente, se possível. As baterias de lítio se beneficiam de descargas superficiais, que é onde entra a regra 40-80 (às vezes conhecida como regra 40-70).

Esta lógica determina que você deve evitar deixar a bateria do seu telefone cair para menos de 40% ou carregar mais de 80% para melhor saúde. As células de lítio têm melhor desempenho e armazenamento neste estado, e ir acima ou abaixo desses números pode afetar negativamente a integridade da bateria.

Infelizmente, você não pode garantir isso, a menos que esteja assistindo ao seu smartphone o tempo todo. O aplicativo Shortcuts da Apple permite que você crie automações que você pode usar para notificá-lo sobre estados de carga, se você quiser levar esta regra ao extremo.

RELACIONADOComo criar automações em um iPhone ou iPad

Para todos os outros, garantir que o carregamento otimizado esteja ativado sempre que possível (em um iPhone, você encontrará esta opção em Configurações > Bateria > Integridade da bateria) é um ótimo começo . Seu dispositivo levará algumas semanas para aprender sua rotina, após o que sua bateria será gerenciada de forma inteligente quando for deixada conectada ao carregador por longos períodos.

Publicidade

Se você não tem a opção de usar o carregamento otimizado gerenciado por software (e mesmo se tiver, até certo ponto), a melhor regra é carregar seu dispositivo com cuidado. Não o deixe conectado durante a noite, mas sim carregue-o em rajadas curtas ao longo do dia.

Isso exigirá algum esforço consciente e talvez uma mudança de rotina para obter melhores resultados. Se você é o tipo de pessoa que guarda seu smartphone por anos antes de comprar um substituto, essa é uma ótima maneira de prolongar a vida útil da bateria.

RELACIONADO: Por que você não precisa mais de um smartphone caro

Não apenas smartphones

Outros dispositivos que têm baterias de lítio, como tablets, laptops, controladores de jogos, wearables e até carregadores portáteis, podem se beneficiar de um carregamento mais ponderado. Muitos deles não têm modos de carregamento otimizados, mas todos se beneficiarão de ciclos de descarga rasos e da regra 80-40.

Está tendo problemas de energia? Saiba como maximizar a energia do iPhone, aumentar a vida útil da bateria no Android ou fazer seu Apple Watch durar mais com uma única carga.