Cursos

[Noticias][grids]

O que o Windows 11 pode aprender com Linux KDE Plasma Desktop


 Se você experimentou o Windows 11, deve ter notado que a Microsoft está se esforçando para trazer a experiência da área de trabalho do Windows em paridade com os ambientes de área de trabalho Mac e Linux contemporâneos. Mas, em algumas áreas, a versão mais recente da Microsoft não se compara.

Estamos analisando com atenção a experiência da área de trabalho do Windows 11 em seu estado atual e comparando-a com o ambiente de área de trabalho Linux KDE Plasma.

O que é o plasma KDE?

O KDE Plasma é um ambiente de desktop que fornece uma interface gráfica de usuário para vários sistemas operacionais Linux diferentes. Ele é construído e mantido pela comunidade KDE, um grupo que desenvolve uma variedade de produtos gratuitos e de código aberto para todos os tipos de usuários, quer você use seu PC para trabalhar, jogar ou ambos.

Para este artigo, testamos o KDE Neon e o Garuda KDE Dr460nized. Neon vem com Plasma definido como “ vanilla ” aparência padrão destinada a amplo apelo. Em contraste, Garuda apresenta uma edição altamente personalizada de Plasma com um visual moderno, escuro e progressivo. Essas duas edições dão uma ideia da gama de possibilidades de personalização do Plasma.

A aparência padrão do KDE Neon, na verdade, é bastante semelhante ao ambiente do Windows 11. Abaixo está uma comparação de tela dividida da inicialização da tela de login no KDE Neon e no Windows 11, respectivamente.

Publicidade

Você notará que o esquema de cores, texturas e layout da tela de login são todos bastante semelhantes. Depois de fazer login, a própria área de trabalho continua a experiência paralela.

É perdoável, no entanto. Se você estiver acompanhando as tendências de design, é inevitável que faça escolhas semelhantes às outras. Apesar do fato de que o KDE Plasma e o Windows 11 parecem estar lendo o mesmo livro, em alguns aspectos, o Plasma parece estar se saindo melhor.

O que o Plasma tem que o Windows 11 não tem?

Como você deve ter visto online, os usuários do Linux e do Windows podem discutir o dia todo sobre o que é melhor. No entanto, existem algumas áreas em que a experiência do desktop Plasma é melhor.

Ícones da barra de tarefas unificada

O Windows tem uma longa história de ícones (geralmente) bem coordenados, e os ícones do sistema para o Windows 11 ficam ótimos na barra de tarefas. Mas quando se trata de aplicativos de terceiros, mesmo os populares que a Microsoft promove em seu menu Iniciar, a área de trabalho da Microsoft deixa muito a desejar.

Esta é a aparência quando você adiciona o Slack e o Spotify à barra de tarefas, ao lado dos pilares do File Explorer, do navegador padrão Edge e da Microsoft Store.

Os minúsculos logotipos do aplicativo são espremidos em caixas feias que contrastam com o estilo de borda arredondada que o resto da interface do usuário do Windows 11 &’ exibe.

Publicidade

Agora, vamos dar uma olhada nos mesmos aplicativos na barra de tarefas do KDE Neon, com o Firefox substituindo o Edge como navegador padrão do Neon.

Agora, embora os ícones não sejam completamente uniformes e algumas bordas sejam um pouco granuladas, há algumas melhorias no dimensionamento e na consistência.

Agora, dê uma olhada na mesma coleção de aplicativos no painel de lançamento no Garuda Dr460nized, que por padrão aplica o tema do ícone BeautyLine em todo o sistema.

Garuda, utilizando o ambiente de desktop Plasma, imerge você em um espaço de usuário atraente e consistente. Você tem a impressão de um sistema bem estruturado no qual pode depositar sua confiança digital. Vários estilos de ícone dão a impressão de uma estrutura desordenada.

Sem travessuras de aplicativos padrão

No Windows 11, o Microsoft Edge não é simplesmente o navegador instalado na configuração, é o navegador que abre todos os links da área de trabalho por padrão e altera o padrão não é um processo simples. Claro, o Edge pode muito bem ser o único navegador que você precisa ou deseja. Se for esse o caso, o Windows 11 é ótimo para você.

Os desktops Linux Plasma, por outro lado, dão a você a liberdade de tomar essa decisão por si mesmo e a flexibilidade para obedecer a sua decisão. Um navegador ou outro quase sempre será instalado por padrão para sua conveniência, mas pode ser removido com facilidade e alterar os padrões é fácil.

Funciona fora da caixa

Eu sei o que você está pensando: “ o Windows funciona fora da caixa também! ” Bem, isso só é verdade em situações específicas. Se você comprar um PC ou licença com Windows e (se estiver executando a edição Home) fizer login em uma conta da Microsoft, funciona imediatamente.

Publicidade

Sim, você pode baixar e instalar o Windows Home edition gratuitamente e ele inicializará e poderá ser usado para muitas tarefas (presumindo que você esteja bem para fazer login em uma conta da Microsoft). No entanto, sem uma instalação verificada, sua funcionalidade é limitada. Aspectos tão simples como alterar a imagem de fundo são desativados até que você ative seu dispositivo com uma licença.

O Plasma, como a maioria das experiências do Linux, não tem tais limitações ou ressalvas. Você não precisa fazer login em nenhum serviço, não precisa de uma chave de licença e não precisa ser ativado. Você simplesmente cria sua primeira conta local durante a instalação, e o Plasma e suas funções ficam completamente abertos para você.

Windows 11 vs. KDE Plasma

No geral, o Windows 11 é um sistema operacional sólido. Para torná-lo ainda melhor, porém, esperamos que a Microsoft aproveite o KDE Plasma. Se eles já compartilham uma tela de login e esquema de cores, por que não coordenar os ícones e permitir que os usuários usem facilmente o navegador de sua preferência?

Quer experimentar o KDE Plasma você mesmo? Recomendamos o KDE Neon (User Edition). Você pode baixar o ISO, gravá-lo em uma unidade flash e inicializá-lo ao vivo no Windows ou Mac.