Cursos

[Noticias][grids]

O que é o Google Tensor e por que o Google está fazendo seu próprio processador?

 



Se você comprou um smartphone, provavelmente conhece o nome “ Qualcomm Snapdragon. ” A grande maioria dos telefones Android é fornecida pela Qualcomm. Mas agora o Google criou seu próprio processador, denominado “ Tensor. ”

O Google está se juntando à Apple — e Samsung, em menor medida — como fabricante de telefones que também produz seu próprio processador. Normalmente, empresas como OnePlus, LG e até Samsung, fabricam telefones que usam processadores da Qualcomm ou Mediatek.

RELACIONADO: Os melhores telefones Android de 2021 para jogos, duração da bateria e muito mais

Seguindo o exemplo da Apple

Apple

A Apple tem feito seus próprios processadores para iPhones desde o início. A empresa está até fazendo a transição de computadores Mac para seus próprios chips. Isso permite que a Apple faça coisas com iPhones que simplesmente não seriam possíveis se eles usassem outros chips. É um nível muito profundo de integração entre hardware e software.

O Google é historicamente conhecido por seu software, mas os telefones Pixel e dispositivos como o Google Nest Mini foram os primeiros passos da empresa para fazer seus próprios dispositivos físicos. Agora, ele está seguindo as etapas da Apple e tornando-se um componente importante para esses dispositivos.

RELACIONADO: O que é o chip M1 da Apple para Mac?

O que é o Google Tensor?

Sundar Pichai

Na definição mais básica, o Google Tensor é simplesmente um “ sistema no chip ” (SoC) ou o que é comumente referido como um “ processador. ” É a mesma coisa que um Qualcomm Snapdragon 888 ou um Apple A14 Bionic. Todos esses são chips que alimentam seus respectivos dispositivos.

Publicidade

“ Potência ” é um propósito muito simplificado de um processador. O chip Google Tensor também contribui para o processamento de fotos e vídeos, tradução de voz para fala e muito mais. O Tensor permitirá que os dispositivos executem mais aprendizado de máquina e tarefas de IA sem queimar.

Se você estiver interessado nas especificações básicas do chip Google Tensor, não conhecemos todos os detalhes no momento em que escrevemos. O chip teria 8 núcleos, cinco nanômetros e seria baseado em ARM. De acordo com o 9to5Google, ele foi desenvolvido em conjunto com a Samsung.

O que Tensor significa para telefones Pixel

Falamos muito sobre potência e integração, mas o que o Google Tensor realmente significa para você e seu telefone Pixel? A integração mais estreita entre hardware e software permite que o Google otimize ainda mais a experiência.

A fotografia sempre foi uma grande parte dos dispositivos Pixel e o Tensor permite que o Google faça ainda mais com isso. Alguns exemplos incluem tirar fotos de várias câmeras ao mesmo tempo, gravar de várias câmeras em exposições diferentes, velocidade do obturador mais rápida e mais processamento acontecendo enquanto você grava o vídeo.

Além de fotos e vídeos, o Tensor também pode ser usado para melhorar o reconhecimento de voz e fala. Isso significa melhor ditado com aplicativos de teclado, incluindo a capacidade de usar comandos como “ Enviar ” ou “ Limpar ” enquanto narra a mensagem. Você poderá até mesmo editar erros de digitação com sua voz.

Publicidade

Resumindo, pense em todas as coisas pelas quais os dispositivos Pixel são conhecidos, essas são as coisas que o Google se concentrará em melhorar com o chip Tensor.

Quando o Tensor estará nos dispositivos?

Google

Os primeiros dispositivos com Tensor serão o Pixel 6 e o ​​Pixel 6 Pro. O Google já provou esses smartphones e espera-se apresentá-los oficialmente neste outono. A série Pixel 6 será lançada junto com o Android 12 em algum momento do quarto trimestre de 2021.