Cursos

[Noticias][grids]

O que é o bate-papo do Google e ele substitui o Hangouts?


 O Google tem uma história muito complicada com aplicativos de mensagens. Quando você pensa que o Google encontrou uma solução, ela é abandonada ou rebatizada. O bate-papo do Google é uma parte fundamental dessa história, mas o que é ainda hoje? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o bate-papo do Google.

Aqui &’ uma lista aproximada de todos os aplicativos de mensagens — não incluindo e-mail — que o Google teve ao longo dos anos (no momento da redação):

  •  Google Talk (desativado)
  •  Google Hangouts (sendo substituído)
  •  Google Allo (desativado)
  •  Google Duo
  •  Mensagens do Google
  •  Google Voice
  •  Google Meet
  •  Bate-papo do Google

Bate-papo do Google iniciado com Hangouts

O Google Hangouts foi lançado em 2013 e, embora tivesse seu dia no sol, acabou caindo em desgraça. O Bate-papo do Google é um dos dois serviços que está substituindo o Hangouts. O chat é o braço do texto, enquanto o Google Meet é o braço do vídeo.

No entanto, o bate-papo do Google é um pouco diferente do Hangouts. Desde o início, o Hangouts foi um produto para os consumidores. Ele foi projetado para ser um aplicativo de mensagens instantâneas que qualquer pessoa com uma conta do Google poderia usar. Ele também integrou mensagens de texto SMS no aplicativo Android.

O chat, por outro lado, começou como um serviço corporativo para o Google Workspace (anteriormente conhecido como G Suite). Ele tem mais em comum com serviços como o Slack do que com o antigo Google Hangouts. Assim que o Hangouts for oficialmente desativado, o Bate-papo do Google estará disponível para todos.

RELACIONADO: O que é o Google Workspace e substitui totalmente o G Suite?

Para que serve o bate-papo do Google?

Conforme mencionado acima, o Google Chat está mais próximo de um concorrente do Slack do que de um substituto do Hangouts. O que isso realmente significa? Resumindo, é um aplicativo de mensagens desenvolvido para equipes. O bate-papo está disponível para desktop, iPhone, iPad e Android.

Publicidade

Organizações e grupos podem criar servidores de bate-papo do Google para seus funcionários e membros. Em vez de todas as conversas acontecerem em um único stream, como um bate-papo em grupo típico, o Bate-papo do Google pode ser organizado em “ Salas ”

As salas tornam possível ter espaços de bate-papo mais focados. Você pode configurar uma sala para uma discussão sobre um evento ou projeto específico. Todas as conversas sobre o assunto podem acontecer nessa sala e pode incluir apenas as pessoas que precisam estar envolvidas.

Tela principal do Google Meet

O outro benefício das Salas é a capacidade de controlar notificações. Talvez você esteja incluído em várias salas, mas apenas uma ou duas têm prioridade. Para essas salas, você pode habilitar notificações para todas as mensagens. Nas salas menos importantes, talvez você só queira ser notificado quando alguém menciona você.

O bate-papo do Google também oferece conversas particulares. Você pode iniciar um bate-papo facilmente com qualquer pessoa que estiver no seu servidor. Portanto, seja uma discussão em grupo ou uma conversa privada, o Chat se torna o local centralizado para todas as comunicações do seu grupo.

O Google Meet, o braço de vídeo mencionado anteriormente que se separou do Hangouts, também está presente no Google Chat. É aqui que você pode iniciar, agendar e participar de videochamadas para sua equipe. É rápido e fácil entrar em uma chamada do Meet para bate-papos curtos ou reuniões mais longas.

RELACIONADO: Como desativar o Google Meet no Gmail no iPhone, Android e iPad

Google por completo

Uma das grandes vantagens do Bate-papo do Google está bem ali no nome — Google. Se sua organização já usa o Google Workspace ou muitos outros serviços do Google, faz sentido usar o Chat.

Publicidade

O bate-papo do Google tem muita integração com outros serviços do Google. Basta clicar na caixa de resposta e você verá os ícones do Google Drive, Documentos, Agenda e Meet. A barra lateral também possui atalhos para o Google Agenda, Google Keep e Google Tarefas. Isso é muito Google.

Digamos que você queira compartilhar um Documento Google com uma Sala no Bate-papo do Google. Quando você cola o link para o documento, o bate-papo automaticamente dá permissão a todos na sala para visualizá-lo e comentá-lo. Nenhum desses irritantes “ não consigo &’ não consigo ver ” momentos.

Por ser um produto do Google, a Pesquisa é um grande recurso. A barra de pesquisa sempre presente na parte superior permite que você encontre quase tudo que possa precisar no servidor. Isso inclui pessoas, conversas, arquivos compartilhados, links e muito mais.

RELACIONADO: o que é o Google Meet e como você pode usá-lo gratuitamente?

Viva o bate-papo do Google … por enquanto

O bate-papo do Google teve um começo difícil, mas parece que a empresa descobriu para que ele serve. É uma ferramenta de comunicação para organizações e grupos. As pessoas que usam o Google Workspace se sentirão obrigadas a usar o Chat. Eventualmente, todos poderão usá-lo gratuitamente. Percorreu um longo caminho desde o Google Hangouts.